Se o Simples Complicar, Investigue: os cartuns estão de volta em um livreto inédito com novas histórias e aventuras

Atualizado em 12 de agosto de 2021 |
Publicado originalmente em 12 de agosto de 2021

Vocês pediram, e nossa turminha voltou: a segunda onda da campanha reúne novas histórias dos personagens para reforçar as possibilidades e individualidades de jovens e adultos com AME. Baixe agora o seu exemplar.

A nova fase da campanha traz 18 novas histórias inéditas com os personagens Félix, Gael, Liliam, Clarissa, Aurora e Samir, inspirados em jovens e adultos com atrofia muscular espinhal (AME) e criados por seis cartunistas convidados. Cada personagem tem características e jornadas únicas – que variam desde idade e primeiros sinais e sintomas percebido em decorrência da AME, até o cuidado multidisciplinar que hoje realizam, porém, o mais importante é que cada um tem suas próprias possibilidades e oportunidades. Com leveza e um toque de bom humor, as histórias desses jovens e adultos abordam temas como autonomia em situações do cotidiano, qualidade de vida, sinais e sintomas, diagnóstico precoce, entre tantos outros!

Se o Simples Complicar, Investigue” nasceu para representar os jovens e adultos que correspondem a 35% dos pacientes com AME¹. Caco Galhardo, Fabiane Langona, Helô D’Angelo, Lila Cruz, Paulo Bruno e Ricardo Ferraz escreveram as primeiras tirinhas dos personagens no início de 2021 e, desta vez para dar continuidade a elas, criamos um livreto inédito com mais três tirinhas para cada personagem, reunindo um total de 24 tiras mostrando a vida dessas pessoas para além da AME.

A Biogen trabalhou em parceria com pessoas com AME, associações de pacientes e diferentes cartunistas na criação de seis personagens de histórias em quadrinhos. Cada cartunista é de uma região distinta do país, há homens e mulheres, de várias idades, raças, orientação sexual e condições físicas. Apenas dessa forma foi possível criar personagens tão ricos e tão diversos entre si, e que representam da maneira mais apropriada as pessoas com AME, que vivem no Brasil.

Prepare-se para entrar em um mundo cheio de cores e repleto de possibilidades. Confira o livro e embarque nessa aventura ao lado dessa turma (clique na figura abaixo e faça o download do livreto)

 

 

Para a construção desta campanha a Biogen contou com a experiência e conhecimento de diversos parceiros – que participaram de forma voluntária e com muita dedicação e carinho: AAME – Amigos da Atrofia Muscular Espinhal, ABRAME – Associação Brasileira de Atrofia Muscular Espinhal, AUCA – Associação Unidos pela Cura da AME, DONEM - Associação de Amigos e Portadores de Doenças Neuromusculares, INAME - Instituto Nacional da Atrofia Muscular Espinha, Instituto Viva Íris e Leandro Kdeira (@leandrokdeira), Renally Vidal (@amerenally), Sérgio Nardini (@paiderodinhas), Dra Vanessa Romanelli, Bióloga-Geneticista (@ame.pesquisa). Nosso agradecimento especial a todos vocês.

Em dúvida sobre algum termo desta matéria? Confira o glossário.

 

Referências bibliográficas

1. VERHAART, I. C. et al.Journal of Neurology, v.264, n. 7, p. 1465–1473,2017.

#AtrofiaMuscularEspinhal #AME #AMEAdulto #VidaAdulta #Diversidade