Histórias para se viver: Momento sideral

Atualizado em 12 de agosto de 2020 |
Publicado originalmente em 12 de agosto de 2020

Inicie a coleção com uma aventura intergaláctica e conheça a importância dos marcos motores, aprendendo a monitorá-los com um exercício interativo

J 
á nos primeiros meses de vida, os bebês exploram uma enxurrada de descobertas e aprendizados, ampliando sua relação com o mundo. Cada habilidade adquirida, como dar chutes e manter a cabeça firme, por exemplo, constitui o que é chamado de marcos motores de desenvolvimento1, uma importante referência para ser acompanhada de perto: não alcançar  alguns deles,  ou então perde-los de maneira progressiva após adquiri-los pode ser sinal de alguma doença neurológica, como a rara Atrofia Muscular Espinhal (AME).

Por isso, como parte da campanha O Raro Também Pode Acontecer, criamos a série “Histórias para se viver”, que traz livros educativos para ajudar os pais a monitorarem os marcos motores dos seus filhos, por meio de um universo lúdico e cheio de imaginação. O primeiro da coleção é o “Momento sideral”, que conta a jornada do pequeno Chuchu, um bebê que está aprendendo a sustentar a cabeça sozinho e descobrindo um novo mundo ao movê-la de um lado para o outro. Embarque nessa aventura!

Para ter acesso ao flipbook Momento Sideral, clique na imagem abaixo.
 


Conseguir sustentar a cabeça e movê-la de um lado para o outro é um dos marcos motores mais importantes porque significa que a criança está desenvolvendo força e equilíbrio. É esperado que essa habilidade seja alcançada e mantida entre os dois e quatro meses de idade2Para ajudar as famílias nesse processo tão importante, nós preparamos uma atividade sensorial, inspirada na cartilha informativa “Aprenda os sinais. Aja Cedo”, da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil, que você pode conferir no vídeo abaixo.
 


Em caso de suspeita que algo não está dentro do esperado, não é certeza de que seja um problema, mas é importante conversar com seu pediatra ou neuropediatra. Aprender os sinais e agir cedo são ações essenciais para o diagnóstico precoce. O Raro Também Pode Acontecer, e seus instintos são grandes aliados para garantir o máximo de qualidade de vida para os pequenos.

Conheça os outros flipbooks da coleção ‘Histórias para se Viver’:

· Zeca Vai Deitar e Rolar

. A Violoncelista no trem

. A Surfista Voadora


Referências Bibliográficas:

1. WHO. Windows of achievement for six gross motor milestones. Development. 2006;2006.

2. Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil (SBNI). Aprenda os Sinais. Aja cedo. 2019. Disponível em: https://sbni.org.br/wp-content/uploads/2019/09/1568137484_livreto_alta.pdf. Último acesso em maio de 2020.

#ORaroTambemPodeAcontecer #MarcosMotores #Flipbooks #AtrofiaMuscularEspinhal #Monitorar #AME #HistoriasParaSeViver