Histórias para se viver: Zeca vai deitar e rolar

Atualizado em 12 de agosto de 2020 |
Publicado originalmente em 12 de agosto de 2020

Conheça a história de um pequeno craque de bola e aprenda a monitorar o desenvolvimento do seu bebê por meio dos marcos motores

V

ocê sabia que a forma como o seu bebê se movimenta pode indicar se ele está tendo ou não um bom desenvolvimento? Habilidades como sentar-se sozinho, engatinhar e manter a cabeça firme são adquiridas ainda na primeira infância e constituem os marcos motores1 . Esses pequenos aprendizados devem ser acompanhados com muita atenção pela família porque a falta ou perda deles pode ser sinal de alguma doença neurológica, como a Atrofia Muscular Espinhal (AME).

Para ajudar os pais a monitorarem os marcos motores dos seus filhos, nós criamos a série de livros educativos “Histórias para se viver”, que faz parte da campanha O Raro Também Pode Acontecer, e que mostra como as famílias podem incentivar os pequenos de um jeito lúdico e muito divertido. “Zeca Vai Deitar e Rolar” é a segunda história dessa coleção e te leva para o universo do futebol, com um bebê muito curioso que adora rolar de um lado para o outro e imaginar grandes defesas. Venha treinar com a gente!

Para ter acesso ao flipbook Zeca Vai Deitar e Rolar, clique na imagem abaixo.


Nos primeiros meses de vida, é comum que os bebês aprendam a rolar de um lado para o outro e passem a explorar um novo mundo. A partir dos quatro meses de idade, é esperado que consigam, quando de bruços, rolar com a barriga para cima. O movimento mais complexo - o ‘rolar completo’, acontece quando se dá por volta do primeiro semestre de vida². Essa fase de descobertas é importante para que eles trabalhem o desenvolvimento motor e deve ser estimulada pelos pais e mães. Pensando nisso, nós preparamos uma atividade sensorial, inspirada na cartilha informativa “Aprenda os sinais. Aja Cedo”, da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil², que vai ajudar as famílias nesse processo. Confira no vídeo abaixo:


Em caso de suspeita que algo não está dentro do esperado, não é certeza de que seja um problema, mas é importante conversar com seu pediatra ou neuropediatra. Aprender os sinais e agir cedo são ações essenciais para o diagnóstico precoce. O Raro Também Pode Acontecer, e seus instintos são grandes aliados para garantir o máximo de qualidade de vida para os pequeno.

Conheça os outros flipbooks da coleção ‘Histórias para se Viver’:

· Momento Sideral

. A Violoncelista no trem

. A Surfista Voadora

Referências Bibliográficas:

1. WHO. Windows of achievement for six gross motor milestones. Development. 2006;2006.

2. Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil (SBNI). Aprenda os Sinais. Aja cedo. 2019. Disponível em: https://sbni.org.br/wp-content/uploads/2019/09/1568137484_livreto_alta.pdf. Último acesso em maio de 2020.

#ORaroTambemPodeAcontecer #MarcosMotores #Flipbooks #AtrofiaMuscularEspinhal #Monitorar #AME #HistoriasParaSeViver