8 marcos de desenvolvimento para acompanhar em bebês e crianças¹

Atualizado em 19 de maio de 2020 |
Publicado originalmente em 04 de maio de 2020

Conheça alguns dos movimentos para ficar de olho durante o crescimento do(a) seu(ua) filho(a) nos primeiros anos de vida

Quem convive com crianças sabe bem: cada nova conquista e aprendizado é celebrado. Seja conseguir sentar-se sozinho(a) ou um simples sorriso gostoso, esses pequenos gestos, chamados de marcos de desenvolvimento, também são uma maneira de medir a evolução neurológica e motora. Quer saber quais são os marcos de desenvolvimento para acompanhar em bebês e crianças? 

Selecionamos oito deles que são fáceis de observar logo na primeira infância¹:


Levar as mãos à boca 

Você certamente já deve ter visto um bebê levar as mãos e até os pés até a boca. Este é um comportamento normal, já que eles fazem isso desde que estão no útero da mãe, como forma de fortalecer a musculatura que é encarregada pelos movimentos de sugar, preparando assim seu corpo para mamar.  

 

A chamada fase oral acontece por volta dos três ou quatro meses de idade, quando o bebê quer colocar tudo na boca. Afinal, os pequenos estão descobrindo o mundo, e o paladar é uma das experiências sensoriais que os ajudam a conhecer as coisas.


Responder ao ambiente

Como dissemos, os bebês estão descobrindo o mundo, e, portanto, são muito curiosos. Um dos marcos de desenvolvimento para acompanhar de perto é identificar se eles respondem a ruídos. O ideal é que ao ouvir sons, principalmente os mais altos, as crianças virem a cabeça, procurando a origem do barulho.

 

Elas também podem apontar em direção ao som ou quando veem novos objetos, sempre observando o movimento de onde eles estiverem. Além disso, a partir dos nove meses, a já devem ser capazes de reconhecer seu próprio nome e responderem quando chamadas.


Manter a cabeça erguida com firmeza

Seu bebê consegue manter a cabeça erguida ao elevar o tronco ou quando está de bruços? Este é um dos principais marcos de desenvolvimento para acompanhar nos pequenos. Se sim, significa que está tudo bem e que o bebê está desenvolvendo sua força e equilíbrio.

 

Sorrir para as pessoas

Tem coisa mais gostosa que sorriso de bebê? E quando vem acompanhado de uma risada, então? Se o nenê sorri de maneira espontânea, principalmente para as pessoas, isso é um bom sinal! Durante as primeiras semanas de vida, o sorriso é um ato de reflexo, ou seja, acontece de maneira involuntária. Só a partir do quarto mês que o sorriso se torna uma resposta a um estímulo específico. 

 

Empurrar as pernas com os pés em uma superfície dura

Você já segurou um bebê pelos braços e apoiou seus pézinhos no chão? É comum que ele empurre as pernas quando perceber que seus pés estão em uma superfície dura. Este é um dos marcos motores para acompanhar de perto, aproveitando também para reparar se, quando o bebê está levantado, apoia o peso sobre as pernas e pode saltar. 

 

Fazer barulhos e emitir sons

Um dos marcos de desenvolvimento para se observar é se o seu filho ri ou emite sons agudos, principalmente se incentivado. Ao completar nove meses, ele já deve ser capaz de balbuciar pequenas palavras com repetições como "mama", "baba" ou "dada".  

 

Sentar sem apoio

No comecinho da vida, o bebê vai precisar de ajuda para se sentar, mas, a partir dos nove meses, ele começará a sentar sem apoio. É uma nova fase de descoberta, em que busca sua independência! Nessa idade, os bebês também começam a ficar de pé apoiados em objetos. 

 

Rolar de barriga para cima quando está de bruços

Mais ou menos na mesma fase em que os pequenos conseguem controlar a cabeça e se sentar sem apoio também aprendem a se virar. Isso marca que os bebês já têm músculos mais fortes nos braços e no pescoço para conseguir rolar no sentido inverso. Rolar de barriga para cima quando está de bruços é um dos mais importantes marcos de desenvolvimento para acompanhar.  

 

Observou a falta de um ou mais desses marcos? Comunique ao pediatra do seu filho ao observar possíveis sinais de atraso de desenvolvimento para a idade. Quanto antes agir, melhor para o a diagnósticos de possíveis doenças.


Referências Bibliográficas:

1. Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil (SBNI). Aprenda os Sinais, haja cedo. 2019. Disponível em: https://sbni.org.br/wp-content/uploads/2019/09/1568137484_livreto_alta.pdf. Último acesso em maio de 2020.

 

#MarcosDeDesenvolvimento #MarcosMotores #PrimeiraInfância #AtrofiaMuscularEspinhal #AME