No mês das crianças, novo vídeo da série “Histórias Para se Viver” mostra que é fundamental estar de olho nos marcos motores dos bebês

Atualizado em 11 de outubro de 2022 |
Publicado originalmente em 11 de outubro de 2022

Confira o encontro dos amigos e as incríveis descobertas de Chuchu, Zeca, Sara e Cora

A nossa turminha favorita está de volta! Chuchu, Zeca, Sara e Cora, protagonistas da série de flipbooks e filminhos “Histórias Para se Viver”, estão reunidos pela primeira vez para apresentar algumas habilidades que as crianças geralmente desenvolvem nos primeiros meses de vida – os marcos motores1. É importante acompanhar cada etapa do desenvolvimento do seu bebê e ficar alerta para, caso ele não ganhe novas habilidades, ou perca alguma que já havia conquistado: esses podem ser indicativos de algumas doenças, como a atrofia muscular espinhal (AME)2,3. 

De acordo com a idade, é esperado que os pequenos sejam capazes de realizar movimentos como sustentar a cabeça, conseguir rolar, levar as mãos à boca e sentar-se sem apoio, por exemplo. Aprender a identificar essas e outras habilidades desde cedo é fundamental em sendo necessário, procurar ajuda médica. Pensando nisso, a série “Histórias Para se Viver” existe para auxiliar mamães, papais e cuidadores em geral de forma simples e lúdica, com muito conhecimento e orientações para estimular o desenvolvimento dos bebês.

Conheça os nossos personagens 

— Chuchu e o Momento Sideral  

O Chuchu é um pequeno aventureiro descobrindo um novo mundo! Ele já consegue sustentar a cabeça sozinho e movê-la de um lado para o outro. Esse marco motor é um dos mais importantes, porque significa que a criança está desenvolvendo força e equilíbrio. A habilidade deve ser desenvolvida e mantida entre o segundo e o quarto mês do bebê4. Saiba mais sobre o Chuchu. 

— Zeca Vai Deitar e Rolar 

Olha lá, é o craque do jogo! O curioso Zeca adora imaginar grandes defesas ao rolar de um lado para o outro. A partir dos quatro meses de vida, é esperado que, quando de bruços, o bebê consiga rolar com a barriga para cima. Já o ‘rolar completo’ deve acontecer por volta do primeiro semestre de vida4. Confira a história do pequeno aqui. 

— Sara, a Violoncelista do Trem

Consegue ouvir o som da nossa violoncelista? É a Sara, que já consegue sentar-se sem apoio com o estímulo da música. Entre os seis e os nove meses de vida, espera-se que o bebê consiga sentar-se sem apoio4. Esse marco é importante para monitorar a evolução motora da criança. Leia mais sobre a Sara.

— Cora, a Surfista Voadora 

Nossa destemida garotinha está pronta para começar a desbravar o mundo ao seu redor. Ao se apoiar em uma superfície, a pequena Cora já consegue ficar em pé sozinha! Esse é um dos principais marcos motores que um bebê pode atingir e costuma acontecer entre o nono mês e o primeiro ano de vida4. Para saber mais sobre a Cora, clique aqui. 

Neste mês das crianças, o novo vídeo da série juntou a galerinha para um piquenique mais que especial, cheio de descobertas e muita diversão. Confira o vídeo e compartilhe nas redes sociais e nos grupos de WhatsApp, ajudando outras pessoas a conhecerem um pouco mais sobre os marcos motores de maneira fácil e lúdica. 


 

Em dúvida sobre algum termo desta matéria? Confira o glossário.
 

Referências Bibliográficas:

1. WHO. Windows of achievement for six gross motor milestones. Development. 2006;2006.

2. Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil (SBNI). Aprenda os Sinais. Aja cedo. 2019. 

3. Lunn MR, Wang CH. Spinal muscular atrophy. Lancet. 2008 Jun;371(9630):2120–33. 

4. Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil (SBNI). Aprenda os Sinais. Aja cedo. 2019. Disponível em: https://sbni.org.br/wp-content/uploads/2019/09/1568137484_livreto_alta.pdf. Último acesso em setembro de 2022.

#AtrofiaMuscularEspinhal #AME #AMEInfantil #MarcosMotores #Maternidade #DesenvolvimentoInfantil